Ao abordarmos a relação entre escola e comunidade verificamos que há ainda muito que fazer na direção de construir uma relação sólida e, sobretudo, honesta. Porque o discurso em torno da qualidade do ensino nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo, tem seguido várias linhas diferentes. No entanto nenhuma delas chama tanto a atenção quanto aquela adotada pela mídia e reproduzida pelas famílias dos nossos educandos: que a escola pública não presta ou que os professores são pouco comprometidos, é bem verdade que, como em qualquer outra profissão, tenha profissionais diferenciados, oscilando entre excelentes e ruins. Assim sendo, é chegado o momento da escola e da comunidade adotar o mesmo discurso, ambas ressaltando a importância da escola e dos profissionais de educação, bem como da família para a composição social de uma nação. Ao invés de adotarem posições antagônicas em torno da educação dos pupilos. Ao afinar o discurso, certamente, conseguiremos avançar com mais solidez em direção à escola, de fato, inclusiva e universalizada. Em oposição ao que se assiste hoje: dois mundos se digladiando por falta de diálogo.
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