sexta-feira, 6 de abril de 2012

DESESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO: ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS


Os resultados de avaliações internas e externas à escola indicam que a metodologia utilizada pela escola não tem surtido o efeito esperado, ou seja, as crianças não aprendem se quer o mínimo esperado para a idade série. É verdade que a escola e seus profissionais têm se empenhado em reverter esse quadro de extrema desordem na composição e legitimação do ensino formal. Mas como erros são passíveis a todos, não temos como excluir a escola de uma sequência de erros primários, entre eles, está o de entender que é a única e legítima fonte de produção do conhecimento. A produção do conhecimento deve ser compreendida por escola e familiares como uma espécie de carrossel: onde cada cadeirinha significa um posto de produção do conhecimento, a escola é apenas um deles. Encontra-se no mesmo nível que a família, a igreja, as relações sociais, as associações, os centros culturais, os espaços de convivência e as manifestações culturais tradicionais. Neste panorama cabe a escola considerar e protagonizar todo conhecimento trazido sistematicamente todos os dias pelo alunado.  A escola deve considerar, sobretudo, os aspectos relacionados às diversidades, sejam elas: sociais, culturais, étnicas, e econômicas. Para a partir daí compor um currículo voltado para a maioria.

Um comentário:

  1. Nonato,
    creio que temos que fazer as devidas ressalvas ao considerar a escola no mesmo nível de outros "postos" na produção/divulgação do conhecimento. A escola está em outro nível (superior? talvez, hieraquicamente falando; acima de tudo, diferente, penso eu) que não pode ser desconsiderado. Abrir espaço na escola a outros espaços e contextos não implica, em minha opinião, minimizar a importância da escola enquanto instituição. E, olhando em torno, vemos que a sociedade, de forma geral, dá a essa instituição um determinado destaque e posição. Portanto, afirmar que a escola é mais um entre outros "postos" de produção do conhecimento é desconsiderar suas especificidades, finalidades e objetivos históricos criados na e pela sociedade na qual estamos todos inseridos. Abraços Sandra F.

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