"No cotidiano escolar, a cultura é muitas vezes
associada ao que é local, pitoresco, folclórico, bem como ao divertimento ou
lazer, ao passo que o conhecimento é frequentemente associado a um saber
inalcançável. [...] o conhecimento constitui ferramenta para teoria e prática,
o global e o local, o abstrato e seu contexto físico." (Currículo do
Estado de São Paulo, p.11) Partindo desse princípio acreditamos que a discussão
acerca da arte e cultura de matrizes africanas pode contribuir para a
construção de um saber a partir de uma perspectiva global e ao mesmo tempo
local. O projeto se justifica pelo fato de criarmos possibilidade de aproximar
cultura e conhecimento no mesmo espaço: o escolar. Visto que detectamos nas
relações interpessoais, de toda comunidade escolar, indícios que revelam pouca
ou nenhuma representação da comunidade negra nas atividades escolares. Esse
fato se torna preocupante, já que o currículo faz menção ao atendimento da Lei
10369, pensando nisso acreditamos que ao desenvolver esse projeto podemos
atender duas questões de extrema importância para a formação discente e docente:
conscientizar os participantes da importância da História Africana para a
formação do Brasil, bem como difundir boas e diversificadas práticas pedagógicas,
conforme orienta o currículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário