quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Arte e Cultura Afro-brasileira: Diplomata Sérgio Vieira de Mello em foco


"No cotidiano escolar, a cultura é muitas vezes associada ao que é local, pitoresco, folclórico, bem como ao divertimento ou lazer, ao passo que o conhecimento é frequentemente associado a um saber inalcançável. [...] o conhecimento constitui ferramenta para teoria e prática, o global e o local, o abstrato e seu contexto físico." (Currículo do Estado de São Paulo, p.11) Partindo desse princípio acreditamos que a discussão acerca da arte e cultura de matrizes africanas pode contribuir para a construção de um saber a partir de uma perspectiva global e ao mesmo tempo local. O projeto se justifica pelo fato de criarmos possibilidade de aproximar cultura e conhecimento no mesmo espaço: o escolar. Visto que detectamos nas relações interpessoais, de toda comunidade escolar, indícios que revelam pouca ou nenhuma representação da comunidade negra nas atividades escolares. Esse fato se torna preocupante, já que o currículo faz menção ao atendimento da Lei 10369, pensando nisso acreditamos que ao desenvolver esse projeto podemos atender duas questões de extrema importância para a formação discente e docente: conscientizar os participantes da importância da História Africana para a formação do Brasil, bem como difundir boas e diversificadas práticas pedagógicas, conforme orienta o currículo.






















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