Sou professou na Rede Pública Estadual paulista há 5 anos, e tenho acompanhado de perto as estratégias para o desenvolvimento da leitura, na escola, na comunidade, no imaginário popular e, sobretudo, as políticas públicas para este seguimento. Instigado pelo que tenho ouvido em conversas com colegas professores, colecionei uma série de comentários acerca do desenvolvimento da leitura, especialmente relacionado aos seguintes preceitos: "os jovens de hoje não querem ler", "o Brasil é um país de não leitores", os brasileiros não leem porque o livro é muito caro, ou ainda os brasileiros leem menos que europeus porque o clima aqui é maravilhoso e convidativo para viver á beira mar, ao contrário do clima abaixo de zero do Velho Mundo. A pesquisa encomendada pelo Instituto Pró Lvro - IPL, indica resultados diferentes do discurso da maioria, para ter acesso à pesquisa acesse o site: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/03/Retratos-da-leitura-no-Brasil-.pdf .
Na prática eu tenho feito pequenas ações que, certamente, servirão para compor o conjunto de outras ações voltadas para o desenvolvimento da leitura nas escolas e na comunidade. Esta que você vai acompanhar é a última da semana. Consiste em dispor uma série de resenhas coladas nas carteiras, buscando, de forma pouco incisiva, envolver o estudante no mundo da leitura. Confira outras publicações a respeito do tema. http://nonnattofilhos.blogspot.com.br/2011/12/o-poder-da-leitura.html
Ações envolvendo professores.http://nonnattofilhos.blogspot.com.br/search?updated-min=2010-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2011-01-01T00:00:00-08:00&max-results=29. Ações envolvendo alunos - roda de leitura. http://nonnattofilhos.blogspot.com.br/2010/08/desescolarizacao-da-leitura.html |
Dupla cola resenha de livro na carteira, a estratégia visa ao desenvolvimento da leitura, por meio da imersão literária. |
Mãos na massa, alunas recortam papel contact para fixar resenhas nas carteiras. |
Aluno observa exposição na sala de leitura. |
Saber ouvir é um grande passo em direção à tolerância ao diferente. |
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