sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dois mundos, uma necessidade.

O grande desafio do professor hoje é tornar-se um educador capaz de atender as mais variadas necessidades que ora se apresentam tanto no interior da escola como e, principalmente, fora do âmbito escolar, representada pelo conjunto social ali reunido sistematicamente todos os dias.
Identificar as reais necessidades de aprendizagem dos alunos, sem transcender o espaço da sala de aula torna-se quase impossível sem estabelecer uma relação educador/educando pautada na mediação e na dialogia. É preciso fundir os mundos: escolar e social, criar condições para que isso ocorra é missão para o educador.
Deste modo, tratar as atuais necessidades como as de antigamente é um grande equívoco, sobre dois aspectos: primeiro porque as relações sociais são outras, segundo porque seria relegar o professor a uma função totalmente descontextualizada. Limitando, inclusive, a dimensão social que a profissão representa.
Portanto, as reais necessidades dos nossos adolescentes estão pautadas num mundo real, competitivo, de onde eles, obrigatoriamente, se transportam em busca do saber contextualizado que a escola até o momento não conseguiu oferecer. É papel do educador intermediar a fusão desses mundos do qual necessita tanto o educando.

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