terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Em entrevista professora de escola pública revela o segredo para o sucesso na aprendizagem.

Nesta segunda, 19, a professora Sandra  F. de Oliveira, docente em escola pública da região de São Bernardo do Campo, graduada em Língua Portuguesa e Inglesa, pela Fundação Santo André, graduada em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela Universidade de São Paulo e mestranda em educação, também pela Universidade de São Paulo, concedeu entrevista ao Prof. Nonato, apresentador do programa Na Ponta da Língua, que vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 7h às 9h, transmitido pela rádio represa FM, 87.5. Na ocasião foram abordados temas como: relação escola comunidade, relação professor e diversidade cultural, formação e prática docente, interdisciplinariedade e transversalidade. A professora entende que para construir um sistema sólido de educação com qualidade, tem que trazer para discussão a família do educando, mas com a devida autonomia e não apenas para dizer que o filho(a) não vai bem e que a família tem que tomar providências, porquer a escola já fez sua parte, a escola tem de assumir, de fato, uma postura democrática. A entrevistada evidenciou, ainda, a fragilidade da formação docente por parte das universidades, que só agora por último traz a possibilidade da formação em temas transversais, abandonando a ideia de trabalho e estudo especificamente da matéria em que o educador leciona, essas fronteiras, segundo ela, tende a diminuir. Para combater a indisciplina a educadora só ver um caminho: o professor se tornar um mediador de conflitos e de conhecimento, "na sala de aula não tem mais espaço para autoritarismo" o professor pode evitar e controlar muitas desavenças, apenas demonstrando, sobretudo, respeito e compromisso com o educando. Explicando para ele quais seus objetivos, qual sua metodologia, e que resultados você espera da turma. Pode não ser segredo, mas muitos sabem e não praticam questões tão simples, e que podem render um bom relacionamento e resultados bem positivos na aprendizagem. 




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