terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Via de Fatos: Educação lá fora...
Via de Fatos: Educação lá fora...: Alguma novidade? Os movimentos de inovação são lentos quando se trata de gestão educacional. Mas lá fora algumas coisas novas estão acon...
Em entrevista professora de escola pública revela o segredo para o sucesso na aprendizagem.
Nesta segunda, 19, a professora Sandra F. de Oliveira, docente em escola pública da região de São Bernardo do Campo, graduada em Língua Portuguesa e Inglesa, pela Fundação Santo André, graduada em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela Universidade de São Paulo e mestranda em educação, também pela Universidade de São Paulo, concedeu entrevista ao Prof. Nonato, apresentador do programa Na Ponta da Língua, que vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 7h às 9h, transmitido pela rádio represa FM, 87.5. Na ocasião foram abordados temas como: relação escola comunidade, relação professor e diversidade cultural, formação e prática docente, interdisciplinariedade e transversalidade. A professora entende que para construir um sistema sólido de educação com qualidade, tem que trazer para discussão a família do educando, mas com a devida autonomia e não apenas para dizer que o filho(a) não vai bem e que a família tem que tomar providências, porquer a escola já fez sua parte, a escola tem de assumir, de fato, uma postura democrática. A entrevistada evidenciou, ainda, a fragilidade da formação docente por parte das universidades, que só agora por último traz a possibilidade da formação em temas transversais, abandonando a ideia de trabalho e estudo especificamente da matéria em que o educador leciona, essas fronteiras, segundo ela, tende a diminuir. Para combater a indisciplina a educadora só ver um caminho: o professor se tornar um mediador de conflitos e de conhecimento, "na sala de aula não tem mais espaço para autoritarismo" o professor pode evitar e controlar muitas desavenças, apenas demonstrando, sobretudo, respeito e compromisso com o educando. Explicando para ele quais seus objetivos, qual sua metodologia, e que resultados você espera da turma. Pode não ser segredo, mas muitos sabem e não praticam questões tão simples, e que podem render um bom relacionamento e resultados bem positivos na aprendizagem.
Comunidade do jardim Represa entra para a história: jornal comunitário produzido por jovens é lançado.
Em 17/12, ás 10h, a comunidade do Grande Batistini foi contemplada com o lançamento de mais um, importante, veículo de comunicação comunitária: o Jornal folha Verde, desenvolvido por adolescentes de escolas públicas da região. O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura e é intermediado pela Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo. Este projeto intitulado "Ler a Vida", foi premiado pela atual administração, por meio de edital que previu a criação de pelo menos 15 Pontos de Cultura na cidade, desde 2009. A Associação de Movimento Integrado de Reinvidicações Populares, gestora do Ponto de Cultura João Santiago, está otimista, porque acredita que a partir de agora pode construir sólidas parcerias e assim ajudar várias famílias da região.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Escola e Comunidade: uma relação orgânica?
Sabe-se que a escola faz parte da rede de proteção às crianças e adolescentes, conforme preconiza o ECA, mas o que se verifica, na verdade, é que a escola sabe muito pouco ou quase nada da realidade sócio cultural dos alunos que a frequentam sistematicamente todos os dias. Pensando nesta lacuna a Escola Estadual Yvone Frutuoso Prodóssimo, promoveu em 15/12, uma caminhada pela comunidade do Jardim Represa - São Bernardo do Campo - SP, para conhecer espaços culturais e, sobretudo, encontrar e conversar com a comunidade e os alunos fora do, reduzido, espaço da sala de aula. A experiência, certamente, renderá muitos frutos ainda, no decorrer do ano de 2012, quando a escola pretende fazer uma nova incursão pelo bairro. Em depoimento a professora Sandra de Língua Portuguesa diz: "tem uns cinco anos que penso em fazer isso, agora que conheci parte do espaço geográfico onde a escola está incerida, fiquei muito sensibilizada".
Novos lugares de aprender
Folha Verde
LANÇAMENTO!
Local: Rua Ponta Grossa, 01 - Jd. Represa São
Bernardo do Campo - SP
Ponto de Cultura João Santiago
Informações: Raimundo Nonato da Silva Filho - Tel: 83203202 ou 43576240
e-mail: nonnatto@ig.com.br
LANÇAMENTO!
O Ponto de Cultura João Santiago, por meio do projeto Ler a Vida, patrocinado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura de São Bernardo, convida você a participar do lançamento do primeiro jornal comunitário da região do grande Batistini.
Data: 17/12/2011, Horário: 10hLocal: Rua Ponta Grossa, 01 - Jd. Represa São
Bernardo do Campo - SP
Ponto de Cultura João Santiago
Informações: Raimundo Nonato da Silva Filho - Tel: 83203202 ou 43576240
e-mail: nonnatto@ig.com.br
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
O Poder da Leitura
Neste blog você já teve a oportunidade de ler alguns textos ressaltando a importância da leitura no cotidiano das pessoas, ela tem poderes imensuráveis, agora trago uma reportagem que apresenta com bastante propriedade o que a leitura oferece àqueles que se dedicam a ela, apresenta também um projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela cidade de São Bernardo do Campo. Quero dizer um deles, porque junto com o projeto dos Agentes de Leitura, tem também: "Espalhando a Leitura", que distribui displays com livros para empréstimo em próprios municipais, associações, comércio e outros espaços cedidos pela população, "Contação de Histórias", atividade desenvolvida por atores profissionais nos espaços culturais de toda a cidade, além de ter aprovado projetos a serem desenvolvidos nos chamados Pontos de Cultura, que visam, sobretudo, a leitura de maneira mais aprofundada, por meio da fusão das artes.
Confira a reportagem na íntegra.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Expressão Social por meio da História de Vida
Em 2009, participei de um concurso da Natura, eles queriam conhecer histórias de consultores e consultoras que tivessem impacto social, que a prática do dia a dia operasse mudanças na comunidade. Minha história foi uma das 19 premiadas entre as mais 1500 histórias escritas em todo Brasil. A história completa você pode conferir no site: http://www.movimentonatura.com.br/. Este foi o evento de premiação em Atibaia - SP
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Na Ponta da Língua
O Professor Nonato faz leitura e comenta aspectos climáticos, geográficos e da exploração européia no Continente Africano, pela rádio Represa Fm, 87.5, tel. 43582350 linha direta.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Na Ponta da Língua
O programa Na Ponta da Língua, apresentado pelo Professor Nonato, das 7h às 9h, na Rádio Comunitária, Represa FM, 87.5, tel. 43582350, localizada à rua Canadá, 38, São Bernardo do Campo, tem feito uma sequência de entrevistas com representantes do Governo Municipal e membros da comunidade. Os parlamentares: Paulo Dias, Matias Fiuza e o gerente de Políticas para Igualdade Racial, Leon Santos Padial, versaram sobre temas ligados à educação, à questão racial e ao Plano Diretor. Já Maria de Lurdes (Roxa), da Pastoral Operária e Rodolfo Antônio Oliveira Padial, Conselheiro Tutelar, agendaram para participar do programa em 23/11 e 02/12, respectivamente, para tratarem de temas como questão operária e direitos da criança e do adolescente (ECA).
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Descobrindo talentos
Hoje 15/11, o talentoso Ibiguaçu do Acordeon, visitou os estúdio da rádio comunitária Represa FM, 87.5. O Prof. Nonato, apresentador do programa Na Ponta Língua, se encarregou de fazer a recepção do artista cearense, criado no Piauí e radicado em São Bernardo do Campo, desde da década de 1970. Trabalhador da indústria Ibiguaçu do Acordeon, não vive da música, mas faz, eventualmente, shows na periferia do Grande Alvarenga.
Assinar:
Postagens (Atom)