terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Via de Fatos: Educação lá fora...

Via de Fatos: Educação lá fora...: Alguma novidade? Os movimentos de inovação são lentos quando se trata de gestão educacional. Mas lá fora algumas coisas novas estão acon...

Em entrevista professora de escola pública revela o segredo para o sucesso na aprendizagem.

Nesta segunda, 19, a professora Sandra  F. de Oliveira, docente em escola pública da região de São Bernardo do Campo, graduada em Língua Portuguesa e Inglesa, pela Fundação Santo André, graduada em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela Universidade de São Paulo e mestranda em educação, também pela Universidade de São Paulo, concedeu entrevista ao Prof. Nonato, apresentador do programa Na Ponta da Língua, que vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 7h às 9h, transmitido pela rádio represa FM, 87.5. Na ocasião foram abordados temas como: relação escola comunidade, relação professor e diversidade cultural, formação e prática docente, interdisciplinariedade e transversalidade. A professora entende que para construir um sistema sólido de educação com qualidade, tem que trazer para discussão a família do educando, mas com a devida autonomia e não apenas para dizer que o filho(a) não vai bem e que a família tem que tomar providências, porquer a escola já fez sua parte, a escola tem de assumir, de fato, uma postura democrática. A entrevistada evidenciou, ainda, a fragilidade da formação docente por parte das universidades, que só agora por último traz a possibilidade da formação em temas transversais, abandonando a ideia de trabalho e estudo especificamente da matéria em que o educador leciona, essas fronteiras, segundo ela, tende a diminuir. Para combater a indisciplina a educadora só ver um caminho: o professor se tornar um mediador de conflitos e de conhecimento, "na sala de aula não tem mais espaço para autoritarismo" o professor pode evitar e controlar muitas desavenças, apenas demonstrando, sobretudo, respeito e compromisso com o educando. Explicando para ele quais seus objetivos, qual sua metodologia, e que resultados você espera da turma. Pode não ser segredo, mas muitos sabem e não praticam questões tão simples, e que podem render um bom relacionamento e resultados bem positivos na aprendizagem. 




Comunidade do jardim Represa entra para a história: jornal comunitário produzido por jovens é lançado.











Em 17/12, ás 10h, a comunidade do Grande Batistini foi contemplada com o lançamento de mais um, importante, veículo de comunicação comunitária: o Jornal folha Verde, desenvolvido por adolescentes de escolas públicas da região. O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura e é intermediado pela Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo. Este projeto intitulado "Ler a Vida",  foi premiado pela  atual administração, por meio de edital que previu a criação de pelo menos 15 Pontos de Cultura na cidade, desde 2009. A Associação de Movimento Integrado de Reinvidicações Populares, gestora do Ponto de Cultura João Santiago, está otimista, porque acredita que a partir de agora pode construir sólidas parcerias e assim ajudar várias famílias da região.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Escola e Comunidade: uma relação orgânica?

Sabe-se que a escola faz parte da rede de proteção às crianças e adolescentes, conforme preconiza o ECA, mas o que se verifica, na verdade, é que a escola sabe muito pouco ou quase nada da realidade sócio cultural dos alunos que a frequentam sistematicamente todos os dias. Pensando nesta lacuna a Escola Estadual Yvone Frutuoso Prodóssimo, promoveu em 15/12, uma caminhada pela comunidade do Jardim Represa - São Bernardo do Campo - SP, para conhecer espaços culturais e, sobretudo, encontrar e conversar com a comunidade e os alunos fora do, reduzido, espaço da sala de aula. A experiência, certamente, renderá muitos frutos ainda, no decorrer do ano de 2012, quando a escola pretende fazer uma nova incursão pelo bairro. Em depoimento a professora Sandra de Língua Portuguesa diz: "tem uns cinco anos que penso em fazer isso, agora que conheci parte do espaço geográfico onde a escola está incerida, fiquei muito sensibilizada".








Novos lugares de aprender

Folha Verde

LANÇAMENTO!

O Ponto de Cultura João Santiago, por meio do projeto Ler a Vida, patrocinado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura de São Bernardo, convida você a participar do lançamento do primeiro jornal comunitário da região do grande Batistini.
Data: 17/12/2011, Horário: 10h

Local: Rua Ponta Grossa, 01 - Jd. Represa São

Bernardo do Campo - SP

Ponto de Cultura João Santiago

Informações: Raimundo Nonato da Silva Filho - Tel: 83203202 ou 43576240

e-mail: nonnatto@ig.com.br

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O Poder da Leitura

Neste blog você já teve a oportunidade de ler alguns textos ressaltando a importância da leitura no cotidiano das pessoas, ela tem poderes imensuráveis, agora trago uma reportagem que apresenta com bastante propriedade o que a leitura oferece àqueles que se dedicam a ela, apresenta também um projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela cidade de São Bernardo do Campo. Quero dizer um deles, porque junto com o projeto dos Agentes de Leitura, tem também: "Espalhando a Leitura", que distribui displays com livros para empréstimo em próprios municipais, associações, comércio e outros espaços cedidos pela população, "Contação de Histórias", atividade desenvolvida por atores profissionais nos espaços culturais de toda a cidade, além de ter aprovado projetos a serem desenvolvidos nos chamados Pontos de Cultura, que visam, sobretudo, a leitura de maneira mais aprofundada, por meio da fusão das artes.
Confira a reportagem na íntegra.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Expressão Social por meio da História de Vida













Em 2009, participei de um concurso da Natura, eles queriam conhecer histórias de consultores e consultoras que tivessem impacto social, que a prática do dia a dia operasse mudanças na comunidade. Minha história foi uma das 19 premiadas entre as mais 1500 histórias escritas em todo Brasil. A história completa você pode conferir no site: http://www.movimentonatura.com.br/. Este foi o evento de premiação em Atibaia - SP

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Na Ponta da Língua

O Professor Nonato faz leitura e comenta aspectos climáticos, geográficos e da exploração européia no Continente Africano, pela rádio Represa Fm, 87.5, tel. 43582350 linha direta. 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Na Ponta da Língua










O programa Na Ponta da Língua, apresentado pelo Professor Nonato, das 7h às 9h, na Rádio Comunitária,  Represa FM, 87.5, tel. 43582350, localizada à rua Canadá, 38, São Bernardo do Campo, tem feito uma sequência de entrevistas com representantes do Governo Municipal e membros da comunidade. Os parlamentares: Paulo Dias, Matias Fiuza e o gerente de Políticas para Igualdade Racial, Leon Santos Padial, versaram sobre temas ligados à educação, à questão racial e ao Plano Diretor. Já  Maria de Lurdes (Roxa), da Pastoral Operária e Rodolfo Antônio Oliveira Padial, Conselheiro Tutelar, agendaram para participar do programa em 23/11 e 02/12, respectivamente, para tratarem de temas como questão operária e direitos da criança e do adolescente (ECA). 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Descobrindo talentos


 Hoje 15/11, o talentoso Ibiguaçu do Acordeon, visitou os estúdio da rádio comunitária Represa FM, 87.5. O Prof. Nonato, apresentador do programa Na Ponta Língua, se encarregou de fazer a recepção do artista cearense, criado no Piauí e radicado em São Bernardo do Campo, desde da década de 1970. Trabalhador da indústria Ibiguaçu do Acordeon, não vive da música, mas faz, eventualmente, shows na periferia do Grande Alvarenga.